Home / Desenvolvimento Infantil / O que a criança pode fazer sozinha?

O que a criança pode fazer sozinha?

O que a criança pode fazer sozinha?

Com a superproteção, muitos pais não dão liberdade para seus filhos viverem as pequenas dificuldades do dia a dia.  A criança pode fazer sozinha algumas coisas desde pequena.

A criança precisa desenvolver a capacidade necessária para construção de recursos para situações futuras. Se os pais sempre fizerem tudo, ela não irá amadurecer e será sempre dependente.

A independência da criança está relacionada a habilidade que ela tem para fazer as tarefas. No processo de aprendizado os pais precisam respeitar o tempo do filho, compreendendo que cada criança possui um ritmo diferente.

É claro que os pais prezam sempre pela segurança do filho. Porém, a cada idade vai havendo uma evolução e a criança pode fazer algo sozinha. Ver seu bebê se tornando independente é difícil, mas é necessário.

Quando a criança pode fazer sozinha alguma coisa?

Geralmente a partir de um ano a criança começa a andar. Essa é a hora do descobrimento, onde ela quer mexer em tudo, conhecer tudo e tocar tudo. Nessa fase ela já começa realizar algumas atividades sozinhas.

Tudo ainda será um pouco atrapalhado, pois ela não tem coordenação motora suficiente para fazer algo. É uma boa hora para começar a aprender.

Deixe algum tempo por dia reservado para que ela faça alguma coisa sozinha, como por exemplo, tentar colocar a papinha na boca. Ela vai se sujar? Sim. Vai fazer bagunça? Sim, porém vai ganhando desenvolvimento.

Dos dois a quatro anos os avanços são muito rápidos. As crianças aprendem a fazer as tarefas básicas que elas precisam realizar.

Como acontece?

o que a criança pode fazer sozinha

Os progressos da criança vão acontecendo aos pouco à medida que ela vai crescendo. A partir de um ano seu filho já começa a desenvolver seu senso de noção e de individualidade.

Com essa idade ele já consegue se ver no espelho e identificar que é ele mesmo, sem pensar que pode ser outro bebê. A criança começa também a esticar os braços e as pernas, para auxiliar você a vesti-los.

A partir dai, nos anos seguintes, as crianças começam a realizar as atividades básicas como:

  • Usar garfo e colher

A partir de 1 ano e meio as crianças já começam a querer segurar o próprio talher. Elas não vão saber segurar direito, por isso vão fazer um grande bagunça.

Porém é uma bagunça necessária para seu desenvolvimento. Até os 4 anos o seu filho já aprenderá a segurar os talheres corretamente. Nessa hora ele já está pronto para aprender as boas maneiras que se deve ter na mesa.

  • Tirar a roupa e se vestir

A partir de 2 anos ela já consegue tirar a roupa sozinha. A parte inferior é mais fácil, principalmente a fralda. A parte superior demanda mais tempo, assim como vestir a roupa.

As crianças aprendem a vestir suas roupas sozinhas a partir dos 4 anos, onde elas já são mais independentes. Além disso, nessa idade a criança pode fazer sozinha muitas outras coisas.

A partir de 2 anos a criança já consegue tirar o sapato sozinha e se for chinelo, ela consegue calçar. Para outros tipos de calçado pode ser muito difícil, o que vai fazer com que demore anos.

  • Escovar dente

A partir de 1 ano e meia ela já consegue segurar a escova de dente e esboçar uma escovação. Nessa idade é preciso do auxilio dos pais. Eles devem segurar na mão da criança e orienta-las.

Elas não possuem coordenação suficiente e acabam não escovando direto. Com 3 anos elas já conseguem escovar certo, mas mesmo assim é ideal ter a supervisão de um adulto até o sete anos, para garantir uma boa escovação.

  • Lavar e secar as mãos

Geralmente, a criança utiliza um banquinho ou algum apoio para alcançar a pia. Com dois anos ela já consegue abrir a torneira e lavar a mão sozinha. Se a toalha estiver ao alcance dela, ela também conseguirá enxugar as mãos.

  • Fazer xixi e cocô no vaso sanitário

A partir de 2 anos já é possível começar a desfraldar. Comece durante o dia, conversando com a criança e explicando como ela deve fazer quando estiver com vontade de ir ao banheiro.

Se possível, compre um pinico que seja do tamanho dela, para não correr o risco de escorregar no vaso sanitário. Além disso, ela vai gostar da novidade e vai querer usar sempre.

Nessa idade ela já entende que está com vontade e já sabe abaixar a roupa sozinha. No inicio você precisará ajuda-la a colocar de volta.

Seu papel nisso

Os pais devem estar sempre presentes, incentivando cada passo da criança. Diga sempre que está muito orgulhoso dele, mesmo se for algo que não teve sucesso.

Tente conter ao máximo seu impulso de ajudar. Ela precisa de tempo para fazer tudo em seu ritmo. Cada criança é de um jeito, às vezes adianta para umas coisas e atrasam para outras.

Acredite que a criança pode fazer sozinha algumas coisas. Você não precisa se preocupar com isso. Caso seu filho não mostrar interesse em fazer nada, converse com o pediatra para descobrir o possível motivo.

Leia Também…

Transição do berço para a cama, como fazer?

Desfraldamento noturno, como fazer?

 

Veja Também

nao mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro Mandar seu filho engolir o choro é uma …

Deixe uma resposta