Home / Tudo sobre gravidez / O que fazer antes de engravidar – Confira as 10 coisas!

O que fazer antes de engravidar – Confira as 10 coisas!

O que fazer antes de engravidar – Confira 10 coisas!

Se vocês estão cogitando ter um bebê e a cada dia que passa estão ainda mais empolgados com essa ideia, é bom refletir sobre um aspecto importante para que esse momento seja realmente da forma como vocês sonharam – saber o que fazer antes de engravidar!

Alguns hábitos e questões simples precisam ser adotadas para que a formação de uma nova família possa se consolidar de forma saudável e dentro das expectativas projetadas pelo casal!

Saiba que é possível enumerar uma breve lista com todos os aspectos que vocês precisarão considerar antes de tomar essa decisão tão importante em suas vidas!

Se você não sabe exatamente o que deverá fazer antes de realmente engravidar ou tem dúvidas acerca dos comportamentos que precisar mudar um pouco na sua vida, poderá conferir ao longo desse artigo um guia para contribuir com sua empreitada!

Então confira a seguir as 20 dicas que vocês precisam considerar antes de seguir com esse projeto familiar tão importante!

O que fazer antes de engravidar – já comece a abandonar o uso da pílula!

Se vocês estão realmente dispostos a formar uma família, é importante que alguns meses antes já se pare de tomar a pílula.

Essa medida prévia poderá ajudar a ganhar tempo no que diz respeito a entender como se dá o prazo do seu ciclo menstrual natural e até mesmo identificar qual o momento que estará ovulando e o período que apresenta maior fertilidade.

Se você já toma pílulas a um bom tempo, pode ser que o ciclo menstrual atual esteja bem diferente do que na época que você ainda não tomava. – e tenha calma, pois pode ser que demore um pouco para os hormônios voltarem ao seu estado normal.

O ideal é buscar auxilio médico para certificar que o processo de abandono da pílula está sendo realmente assertivo!

Evite exageros e hábitos nocivos!

Se você fuma ou tem o hábito de beber socialmente, frequenta festas ou está habituada a trocar o dia pela noite, melhor começar a repensar essas ações antes de engravidar!

O ideal é que se você tem o objetivo de ter um filho comece a cortar esses hábitos nocivos desde já.

E não pense que o futuro papai está fora dessa reformulação de comportamento – ele também precisa reavaliar como anda cuidando de sua saúde e começar a mudar determinados hábitos.

O excesso de álcool pode afetar a fertilidade e até mesmo prejudicar a produção de espermas no homem – o mesmo vale para quem fuma, pois o cigarro pode afetar a qualidade dos óvulos e também dos espermatozoides e ainda acarretar outras condições perigosas, como por exemplo, um aborto espontâneo!

Procure reduzir no consumo da cafeína!

Se você é do tipo de pessoa que não consegue passar um dia sequer sem ingerir boas quantidades de café, é melhor começar a considerar na diminuição do seu consumo!

Alguns estudos recentes apontaram que o excesso de cafeína durante a gestação pode elevar as chances de um aborto espontâneo.

Outras 7 dicas rápida que toda futura mamãe precisa considerar!

O que fazer antes de engravidar

Confira abaixo mais 7 dicas que você deverá considerar para poder engravidar:

  • Entre em forma – se estiver acima do peso antes de engravidar, é bom começar a combater o peso excedente. Isso lhe ajudará a ter uma gestação bem mais saudável!
  • Economize – com a chegada de um novo membro na família, chegam também novos gastos e despesas. Nesse caso, considerar ir fazendo uma poupança para poder lidar com esse novo estilo de vida é algo realmente interessante.
  • Descanse – priorize sempre ter uma boa noite de sono, pois futuramente, com o nascimento do bebê, elas ficarão bem mais raras na sua vida. Na verdade, dormir com qualidade pode até mesmo contribuir para que você consiga engravidar mais rápido.
  • Evite o estresse – não deixe o estresse e ansiedade tomarem conta de você, principalmente se você está tendo dificuldades de engravidar no momento. Encontre algo que lhe acalme e mantenha sempre a calma, pois isso também é importante para a sua saúde!
  • Avalie seu atual trabalho – pode parecer algo que você poderá ver depois, mas quanto menos problemas você deixar para o futuro melhor! Se você trabalha demais ou simplesmente não é feliz no seu atual emprego é o momento mais oportuno para avaliar sua condição! Com a chegada de um filho, as coisas podem ficar mais difíceis!
  • Faça uma visita ao médico – é interessante fazer uma avaliação geral antes de engravidar, principalmente para quem não visita o medico de forma regular!
  • Converse com sua mãe – pergunte para sua mãe como foi a gravidez dela, você também pode fazer essa consulta a sua vó, tia, irmã, etc. Isso ajudará a entender o histórico da sua família e saber se há algo que você precise ficar atenta!

Agora que você já sabe o que fazer antes de engravidar, fique tranquila e torne esse projeto cheio de amor uma realidade!

Leia Também…

Período Fértil

Sintomas de gravidez 

 

 

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *