Home / cuidados especiais / Pai Separado

Pai Separado

Soluções para o pai separado

O pai separado pode ter muitas dúvidas sobre como manter um lugar aconchegante para receber o filho durante as visitas. Mas a verdade é que não há nenhuma necessidade de mudar completamente a sua casa para receber as crianças.

Você deve pensar em questões de conforto, alimentação e segurança, e garantir que a criança tenha com a sua casa a mesma familiaridade que tem na casa da mãe. Além de ser um gesto de cuidado fundamental para o bem-estar, essa é uma forma de criar um ambiente acolhedor, onde os laços entre vocês se estreitarão.

Veja a seguir algumas dicas que separamos para o pai separado que quer adequar a sua casa para receber os filhos, oferecendo toda a estrutura necessária para a criança.

Casa de pai separado; como construir um lar adequado

pai separado

Existem algumas questões fundamentais a considerar na hora de organizar a sua casa. A criança precisa de um lugar para dormir que seja seguro e confortável, você também vai ter que rever as coisas da despensa e manter uma alimentação adequada.

  • Hora de dormir:

Se você não tem um quarto permanente para o seu filho, pode pensar em um berço que seja portátil. Além de ser prático na hora de passeio com o bebê, você também economiza espaço, pois, esses objetos podem ser facilmente dobrados e armazenados.

Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, e você não deve considerar apenas o preço, mas principalmente a qualidade. Compre algo que seja durável e confortável.

Outra coisa importante é manter pelo menos dois jogos de lençóis em casa, sempre limpos e prontos para uso. Crianças em período de desfralde noturno, e que podem urinar na cama, devem ter mais um jogo disponível para o caso de acidentes.

  • Alimentação:

É importante que papai e mamãe entrem num acordo com relação à alimentação da criança, para que um não “destrua” a educação alimentar que o outro promove. Se o seu filho ainda está em período de amamentação, é importante conversar para que a mãe mande leite materno junto com a bagagem da criança quando ela for passar os dias na sua casa.

As bombinhas que são usadas para tirar o leite materno geralmente vêm acompanhas de um recipiente adequado para armazenar e congelar o líquido. Isso poderá ser feito em uma mamadeira comum, também, desde que você a esterilize com cuidado (uma das maneiras é fervê-lo por 15 minutos em água pura).

Se o bebê toma leite em pó ou alguma fórmula específica, certifique-se de comprar exatamente a mesma marca que ele toma na casa da mãe, assim você não causa estranhamento na criança, e não compromete a alimentação.

Tenha duas mamadeiras em casa e um copinho para administrar sucos e água. Sempre que for dia do bebê chegar, esterilize tudo com cuidado.

Roupas e higiene do bebê: o que o pai separado precisa ter em casa?

As roupas podem ser a grande questão: o que fica na casa da mãe? O que fica na casa do pai? Se a criança passa pouco tempo com você, talvez não seja tão compensatório manter um armário completo.

Vocês podem combinar que a mãe mande uma mala com a criança, contendo apenas algumas peças necessárias de acordo com o tempo que ela vai ficar. Quando for dia de devolver o bebê, você deve entregar as roupas junto, se possível, lavadas. Nesse caso, use apenas sabão de coco, que não promove alergias de pele.

Mas você deve manter algumas peças de roupas em sua casa constantemente, que servirão também para que o bebê entenda que ali também é o lar dele. Tenha um pijama, um conjunto de agasalho, bodies e camisetinhas, por exemplo.

  • Higiene e saúde do Bebê:

A higiene depende da idade de seu filho. Para crianças menores de um ano, o pai separado deve providenciar uma banheira, de preferência alta, para facilitar o banho.

Crianças devem tomar banho com produtos próprios, por isso mantenha um jogo de xampu e condicionar infantil, além de sabonete, pomada para assadura, talco, algodão e lenço umedecido. Não se esqueça do estoque de fraldas, seguindo também a mesma marca usada pela mãe para evitar irritação.

Medicamentos devem ser comprados de acordo com a indicação do pediatra. Tenha algo para dor e febre, e qualquer outra recomendação específica que o médico faça ao seu filho.

  • Brinquedos:

Carregar brinquedos para lá e para cá pode ser trabalhoso tanto para você quanto para a mãe. Que tal criar o cantinho da diversão na sua casa? Mantenha algumas coisas que possam distrair o seu filho e estejam de acordo com a díade dele, como bloquinhos de montar, livro de banho e de pano e bolas e bichos de pelúcia.

A casa do pai separado deve ser encantadora e acolhedora, e o bebê precisa se sentir em casa quando estiver lá. Por isso, faça do seu lar uma extensão do lar dele.

 Leia Também…

Guarda Compartilhada: entenda tudo, e saiba como tornar o processo mais fácil

Se você não se dá bem com o pai do seu filho….

Leia também

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *