Home / Tudo sobre gravidez / Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou
parto cesaria

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

O parto normal é conhecido por ser melhor para o bebê e para a mãe por diversas razões, mas há casos em que por indicação médica ou escolha da mãe a cesariana se torna a melhor opção. A cesárea é uma cirurgia, por isso apresenta algumas características específicas.

Se seu bebê vai nascer de cesariana ou se você está planejando o parto normal, mas quer se preparar para caso os planos mudem no último segundo.

Como é o parto cesariana?

parto cesariana

 

1. Você fica consciente

A anestesia não é feita com sedação, você estará consciente durante toda a cirurgia e vai poder ver seu filho pela primeira vez. Você pode ter sensações dos procedimentos, mas não vai ter dor.

 

2. Não pode pegar o bebê

Seus braços ficam posicionados abertos durante o parto cesariana para que a equipe possa colocar um acesso venoso para sonda e medicamentos, acompanhar sua pressão e oxigênio. Por isso, quando trouxerem seu bebê e encostarem no seu rosto, você ainda não vai poder abraçá-lo.

 

3. Você vai usar sonda

A sonda costuma ser colocada depois da anestesia, para evitar complicações durante o parto e para o pós-operatório, já que você vai ficar um tempo deitada.

 

4. Cheiro estranho

Você pode sentir um cheiro de queimado, mas não se assuste; ele é causado pelo bisturi elétrico, que cauteriza os tecidos em quase todas as cirurgias.

 

5. Momento solitário

Depois do nascimento, o marido costuma acompanhar o bebê para a medição, pesagem e outros procedimentos. Então, durante o fechamento do corte (sutura), você pode passar um tempinho sozinha com a equipe médica.

 

6. Você pode ter coceira, tremedeira e inchaço

A morfina da anestesia pode causar coceira no nariz, mas passa em 24h. A anestesia faz você perder calor e pode causar tremedeira, por isso você é coberta ao ir para a sala de recuperação. O inchaço nos pés e mãos causado pelo acúmulo de líquidos passa em alguns dias. Ele é mais intenso na cesariana, pois você passa horas deitada após a cirurgia.

 

7. Cuidado ao levantar

É normal ficar tonta ao levantar pela primeira vez após o parto cesariana devido a medicamentos e horas em jejum e deitada. Fique alguns minutos sentada antes de levantar e conte com a ajuda das enfermeiras nos primeiros dias.

 

8. Pode ser que demore para ver o bebê

O bebê geralmente não vai direto para o quarto com a mãe, mas se tudo estiver normal ele costuma ir para os seus braços até 2 horas depois de nascer. Você ainda não poderá se levantar; deixe as enfermeiras ajudarem.

 

9. Aceite a medicação

Como você passou por uma cirurgia vai precisar tomar medicamentos em casa, como antiinflamatórios e analgésicos. Você ainda pode sentir alguma dor ou fisgadas durante um mês.

 

10. Vá com calma

Você passou por uma cirurgia. Caminhadas e atividades leve em casa são permitidas, mas nada de movimentos bruscos, pegar peso ou se abaixar. Só pode dirigir depois de 20 dias. Exageros podem causar infecções ou problemas com os pontos.

Leia Também…

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

Quanto tempo demora o parto normal?

Queloide Pós Cesariana

Por que as grávidas tem desejos?

Infecção Urinária na Gravidez

Gripes e Resfriados na Gravidez

Enjoos na gravidez

Dieta na Gravidez

Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

Lembrancinhas para Chá de Bebê, Maternidade e Batizado

Veja Também

endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez Confira a relação entre a endometriose e a gravidez e saiba quais …

Deixe uma resposta