Home / Tudo sobre gravidez / Período Fértil, qual é o dia certo para engravidar

Período Fértil, qual é o dia certo para engravidar

Período Fértil – Qual é o dia certo para engravidar

Saber o dia fértil para engravidar é possível por meio de algumas práticas, como no caso das tabelinhas durante o período fértil! Muitas mulheres apostam nesse tipo de procedimento acreditando que esse é um bom caminho!

Mas será que a tabelinha funciona?

Como muitas mulheres tem conhecimento a tabelinha é considerado um método que permite ajudar quem está querendo engravidar.

Isso porque ela permite que se identifique quando ocorrerá o período mais fértil para que a mulher consiga engravidar ao ter relações sexuais.

Porém, vale destacar que tal método não deve ser usado para evitar a gravidez, pois não se trata de algo totalmente seguro para essa finalidade. Quem quer evitar uma gravidez deve considerar outros métodos contraceptivos.

Dia fértil para engravidar – como a tabelinha de fato funciona ?

Em tese, a tabelinha pode funcionar justamente por conta de a mulher ser fértil e também ter boas possibilidades de engravidar em um determinado período vigente no mês.

Esse período pode corresponder a mais ou menos 5 dias – mas, isso não é uma regra, uma vez que pode haver variação de uma mulher para a outra.

Outro ponto é que nem todas as mulheres possuem um ciclo menstrual absolutamente regulado, e por isso pode ser um pouco mais complicado saber exatamente quais são os dias que ela poderá estar mais fértil.

Mas, de qualquer maneira, o uso da tabelinha poderá dar uma boa noção acerca dos dias que as chances de se engravidar são bem maiores!

tabelinha do período fértil

 

Mas afinal, como você pode fazer a sua própria tabelinha?

Muitas mulheres têm dúvidas sobre a forma correta de fazer uma tabelinha para identificar os dias de maior fertilidade no mês.

A dica para ter sua tabelinha sempre por perto e facilitar a checagem e alimentação das informações é usar um calendário (pode ser um que caiba perfeitamente na sua bolsa ou até mesmo o que você já tem no seu celular).

Você deverá em ambos os casos anotar os dias da sua menstruação. Essa informação é necessária pois é por ela que você poderá realizar as contas para saber quais os melhores dias para ter uma relação sexual.

Se por ventura o seu ciclo for de 28 dias, por exemplo, você deverá marcar o seu primeiro dia da menstruação (no calendário, aplicativo ou caderno) e contar 14 dias seguidos.

O resultado final será a data que você estará no período mais fértil do mês.

Vale destacar aqui que esse dia pode sofrer uma certa variação. Isso porque situações de estresse, alterações de caráter hormonal, e demais fatores podem influenciar bastante.

Uma dica é considerar realizar relações sexuais pelos menos dois dias antes e dois dias depois da data obtida pelas suas contas na tabelinha – o que no final, totalizará 5 dias de período fértil!

Para que sua tabelinha possa ser ainda mais eficiente, e até mesmo um método mais assertivo, a dica é que você procure ter um bom controle acerca de todos os dias que fica menstruada no período de um ano.

Isso ajudará a ter uma avaliação mais ampla acerca do seu ciclo e entender melhor seu corpo e funções provenientes da sua fertilidade.

E a tabelinha pode ser considerada eficiente?

Ela é eficiente, mas não é 100% segura! Em geral, ela pode ser mais funcional para mulheres que possuam um ciclo menstrual mais regular e fácil de ser acompanhado.

Para mulheres que possuem um ciclo mais instável, nem sempre a satisfação dos resultados poderá ser garantida!

Isso porque em geral essas mulheres poderão ter dificuldades para entender o dia exato que ficarão menstruadas, e como seu ciclo é mais variável, fica mais complicado certificar o período para engravidar.

Nesses casos, a dica é recorrer ao uso de testes de ovulação (que são comercializados em farmácias). Esses testes poderão ajudar a perceber quando se está vivenciando o período mais fértil, sendo mais seguro!

Confira abaixo algumas vantagens em se fazer a tabelinha:

  • Não há necessidade de se recorrer a outros métodos conceptivos
  • Permite que você tenha um conhecimento mais profundo acerca do seu corpo!
  • Não possui qualquer tipo de efeito colateral, o que difere de outros métodos contraceptivos normalmente vigentes, como no caso dos medicamentos.
  • É totalmente gratuito e não acarreta qualquer interferência na fertilidade da mulher!

Confira abaixo alguns pontos negativos:

  • Não é totalmente eficaz quando se trata de evitar a gravidez, pois há chances recorrentes de falhas!
  • É necessário que a mulher tenha um bom senso de organização para manter tudo anotado mês a mês!
  • Quem não quer engravidar deve evitar relações sexuais durante seu período fértil (ou usar outro método contraceptivo, como a camisinha, por exemplo).
  • Não permite qualquer proteção contra doenças que sejam sexualmente transmissíveis

Se você deseja engravidar, é importante conhecer o período fértil. Por isso, tira todas as suas dúvidas e saiba como funciona o funciona todo o ciclo menstrual. Confira!

Período Fértil – Tire todas as suas dúvidas!

Ter conhecimento sobre o Período Fértil é muito importante, principalmente para aquelas mulheres que desejam engravidar. É durante esse período do ciclo menstrual que as mulheres podem ficar grávidas.

Isso porque a mulher libera apenas um ou dois óvulos uma vez por mês. O que difere bastante dos homens, que produzem espermatozoides o tempo todo.

Existem vários sinais que seu corpo dá para que você saiba que está nesse período e também é possível calcular, até mesmo para quem tem o ciclo menstrual desregulado.

Quer saber mais sobre o assunto? Separamos algumas informações e dicas para te ajudar. Continue acompanhando e confira!

O que é período fértil?

O período fértil é o tempo dentro do ciclo menstrual em que uma mulher está ovulando, ou seja, está mais fértil e, portanto, tem mais chances de engravidar.

O dia mais fértil acontece, em média, no dia 14 do ciclo menstrual, que é composto por 28 dias. Ele começa a contar a partir do primeiro dia de menstruação.

Ou seja, o primeiro dia do ciclo menstrual é o primeiro dia menstruação. A partir dai conta 14 dias e teremos o dia mais fértil. O período fértil é composto por 3 dias antes e 3 dias após o dia mais fértil.

Com isso, esse período dura em torno de 7 dias. É durante esses 7 dias que você terá mais chance de ficar grávida, principalmente se for no dia mais fértil, pois os óvulos estarão mais maduros e serão liberados para a fecundação.

O método para calcular esse período é a tabelinha e ele acontece todos os meses, desde a puberdade até a menopausa.

Utilizando o período fértil para engravidar

 

Com mencionamos anteriormente, para as mulheres que desejam engravidar, este é o momento ideal. Isso porque é nesse período que elas têm mais chances.

As mulheres nascem do cerca de 450.000 óvulos contados, que ficam estocados até que sejam amadurecidos e liberados, normalmente, um de cada vez durante o ciclo.

Existem várias mulheres que utilizem o período fértil para potencializar suas chances de engravidar. Enquanto outras utilizam para evitar a gravidez.

Porém, para essas ultimas, saiba que esse método não é confiável e por isso, é necessário fazer o uso de outros métodos anticoncepcionais.

Já para aquelas que desejam ter um filho agora, acompanhar esse período é fundamental. Mas você deve lembrar que não é apenas a mulher que gera um filho sozinha.

É necessário que a saúde do parceiro esteja tão boa quanto a da mulher. Alguns estudos comprovaram que a qualidade do sêmen fica maior quando há intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações.

Então, se você está tentando todos os dias, saiba que você pode estar fazendo errado. É recomendável durante esse período ter pelo menos 3 relações sexuais com um sêmen de qualidade.

As posições sexuais não influenciam em nada na fecundação, por isso, não adianta acreditar em vários mitos que se vê por ai. No entanto, o uso de lubrificantes pode inibir a capacidade dos espermatozoides de deslocarem.

Com isso, ele não consegue chegar até o óvulo para ser fecundado. Por isso, é importante evita-los.

Como funciona o ciclo menstrual

Para que você consiga entender o período fértil, é preciso entender como funciona o ciclo menstrual. Ele é composto, geralmente, por 28 dias, mas tem gente que possui entre 25 e 35 dias, podendo chegar até 38.

Porém, intervalos muito longos ou muito curtos podem ser causados por ovários policísticos, o que dificulta a gravidez.

Ele é dividido em 3 fases, que vão variar de acordo com a alteração dos hormônios. São elas:

  • Fase folicular

Essa se inicia no primeiro dia da menstruação e dura de 5 a 12 dias. Nesse período é produzido o hormônio FSH, que estimula os ovários para que eles possam amadurecer os óvulos.

Com isso, o ovário aumenta a liberação de estrogênio, que é o hormônio responsável por deixar o revestimento do útero preparado para a gestação.

  • Fase ovulatória

Nessa fase os níveis de estrogênio aumentam e começam a produzir o LH, hormônio luteinizante. Esse hormônio irá escolher o óvulo mais maduro e leva-lo para o ovário, onde ocorrerá a ovulação.

Isso acontece em torno do 14º do ciclo. O óvulo caminha até útero onde conseguirá sobreviver por 24 horas, devido à falta dos hormônios que o mantinham.

Já os espermatozoides podem durar até 5 dias no corpo feminino, fazendo com que ele possa fecundar no primeiro dia da ovulação. É nessa fase que o período fértil se encontra e ela pode durar de 4 a 11 dias.

  • Fase lútea

A última fase ocorre nos últimos 12 dias do ciclo e ela ainda está esperando a fecundação, por isso, ocorre a preparação do útero e da vagina. Caso a fecundação não ocorra, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem.

A partir dai o útero começa a se desprender até que ocorra a menstruação. Caso ocorra a fecundação, o organismo começará a produzir HCG e se fixará nas paredes do útero.

Tipos de período férteis

Se seu ciclo menstrual for regular, seu período fértil também será. A mesma coisa acontece se ele for irregular. Por isso, vamos conhecer cada um dos tipos a seguir:

  • Regular

Como já dito, uma mulher que possui o ciclo menstrual de 28 dias tem o período de ovulação regular e ele é iniciado 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

  • Irregular

Você pode ter oscilações durante a vida e não apenas um período ou outro. Isso ocorre porque os períodos irregulares podem acontecer devido a coisas do cotidiano. Por exemplo:

  • Cansaço
  • Estresse
  • Alterações bruscas de peso
  • Má alimentação
  • Alterações hormonais, entre outras.

Quais os sintomas do período fértil?

Esse período ocasiona algumas mudanças ao longo dele e em consequência disso, as mulheres podem sentir alguns sintomas. Veja quais são eles:

  • Dor no Ventre

Tem mulheres que sentem um leve dor no ventre. Não chega ser uma dor significativa, apenas um incomodo, por isso, alguns quase nem sentem. Isso acontece devido ao rompimento da estrutura que envolve o óvulo. Então, esse pode ser um sinal de que você está ovulando.

  • Secreção vaginal

É comum notar uma secreção vaginal de cor branca e com pouco odor que acontece devido ao fato do organismo liberar essa substancia para facilitar a chegado do espermatozoide até o óvulo.

Essa secreção pode ocorrer durante todo o ciclo, mas ela fica mais evidente nesse período.

  • Aumento da libido

O desejo feminino aumenta durante esse período, uma vez que o organismo está pronto para fecundar. Além disso, é produzido os feromônios, que são substâncias que exalam um cheiro capaz de atrair e excitar o sexo oposto.

  • Aumento da temperatura corporal

A temperatura basal de uma mulher costuma aumentar nesse período, então, isso pode ser um indicador que você está ovulando. Para sentir a diferença os médicos recomendam que você utilize um termômetro debaixo da língua ao se levantar.

  • Acne

Nesse período, os hormônios estrogênio e progesterona aumentam significativamente e com eles, as glândulas sebáceas que são responsáveis pelo aparecimento de espinhas e cravos na pele.

  • Aumento do apetite

Acontece devido à relação de prazer que o corpo sente ao comer e também pelo instinto de estocar energia e nutrientes que vem da comida.

  • Instabilidade emocional

As mudanças hormonais provocam uma alteração nas emoções, deixando as mulheres mais irritadas e com propensão ao choro.

Alguns outros sintomas como seios inchados, ganho de peso, náuseas, enxaqueca pode vir a aparecer.

Como calcular o período fértil

Calcular o seu período fértil pode ser mais fácil do que você imagina. Porém, é preciso ter atenção para não errar nos cálculos. Veja quais são as 3 etapas do processo:

  1. Verifique a duração do seu ciclo

Para saber quanto tempo dura seu ciclo é só marcar o primeiro dia da menstruação de um mês e depois o primeiro dia da menstruação subsequente.

Ou seja, se você menstruou dia 22 de abril e depois dia 20 de maio, o seu ciclo é de 28 dias e você está regulada. O dia 22 seria o primeiro dia do ciclo e o dia 19 o último, uma vez que o dia 20 de maio já é o primeiro dia do próximo ciclo.

Porém, isso não quer dizer que esse será a duração do seu ciclo, pois ele pode ser irregular e estar cada mês em uma quantidade. É necessário avaliar por pelo menos 6 meses a duração do ciclo, para ter uma determinação correta.

Se você verificar que durante esses 6 meses ocorreu oscilações de duração, é porque você tem um período fértil irregular. Nesse caso, o cálculo será feito de forma diferente.

Você deve selecionar o maior e menor ciclo nesse período. Considera-se o período fértil quando a mulher está entre o primeiro dia do período fértil do ciclo menor, com o último dia do ciclo maior.

Vamos para o próximo passo e você entenderá melhor

  1. Determine a data provável para ovulação

Normalmente, a ovulação acontece 14 dias antes de o ciclo finalizar. Então, para se obter a data é necessário subtrair o total do ciclo menos 14.

Quando é regular, você subtrai apenas de um valor, que é o total do seu ciclo. Porém, quando é irregular você deverá subtrair do menor e do maior para fazer os cálculos.

  1. Calcule os dias férteis

Os dias mais férteis são os 5 que antecedem a ovulação e o dia dela. Então você deve subtrair esses 5 dias do dia de ovulação. Ou seja, reduzir 19 do final do ciclo.

É importante acrescentar uma margem de erro de 2 dias para cima ou para baixo, pois esse valor de 14 dias é uma média e nem sempre é assim.

Para calcular o período fértil de pessoas irregulares vamos dar um exemplo. Isabela tem o menor ciclo com 27 dias e o maior com 31 dias.

Então você subtrai 27 – 14 = 13 – 5 = 8º dia do ciclo

A mesma coisa é feita com o de 31 – 14 = 17 + 1 = 18º

Ou seja, o período fértil começa no oitavo dia do ciclo e termina no décimo oitavo (um dia após o dia de ovulação do maior ciclo).

Como se trata se um ciclo irregular é importante tomar cuidado e utilizar outras ferramentas, como os testes de ovulação.

Eles funcionam da mesma forma que os testes de gravidez de farmácia, que detectam o hormônio através da urina. Só que em vez de detectar o HCG, detectam o LH. Caso a fertilidade seja positiva, aparecerá na tira duas listras.

Perguntas frequentes

Muitas dúvidas ainda assombram as mulheres que desejam saber sobre seu período fértil. Por isso, vamos sanar agora as principais delas. Veja a seguir:

1 – É possível menstruar 2 vezes em um mês?

Sim, isso pode ocorrer em algumas mulheres. Há casos em que não ocorre a ovulação quando há duas menstruações. Porém, algumas mulheres já relataram que ovularam normalmente.

2 – Quais são as chances de engravidar no período fértil

O espermatozoide fica no organismo da mulher por 5 dias, enquanto o óvulo fica no útero por 24 horas. É difícil mensurar exatamente as chances, pois cada organismo tem suas particularidades.

Tudo irá depender do estado de saúde de ambos as partes, pois não só apenas a mulher precisa estar com uma boa ovulação, mas também o homem com espermatozoides de melhor qualidade.

Em média, podemos considerar um valor de 30%, levando em conta os dias mais férteis e 12% os dias menos férteis.

3 – Quem toma anticoncepcional possui período fértil?

Os anticoncepcionais têm 99% de chances de não engravidar e essas pessoas que estão inclusas nessa porcentagem não possuem período fértil.

Isso acontece, pois este medicamento inibe os hormônios que fazem a maturação e liberação do óvulo. Se os óvulos não ficam maduros eles não são liberados. Se a mulher não ovula não há fertilidade.

4 – É possível engravidar fora desse período?

Não. Para que ocorra a fecundação é necessário que haja a união entre um óvulo e um espermatozoide. Fora do período não há óvulo para ser fecundado. Se não há, não tem como ocorrer a gravidez.

5 – É possível engravidar durante a menstruação?

Isso é raro, mas pode ocorrer. As mulheres que podem engravidar durante a menstruação são aquelas que têm um menor tempo de ciclo e duração maior do que 5 dias.

Se ela tiver relação sexual durante a menstruação e faltar apenas 5 dias para a ovulação, é pode ficar grávida nesse período.

6 – O período fértil é antes ou depois da menstruação?

Ele está situado, normalmente, no meio do ciclo, entre as duas menstruações.

7 – Quanto tempo dura o período fértil?

Ele começa 5 dias antes da ovulação e pode terminar até um dia depois, ou seja, ele pode durar de 6 a 7 dias dependendo da mulher.

8 – Todos os dias de período fértil são iguais em relação à fertilidade?

Não. O dia mais fértil é aquele em que ocorre a ovulação. Quando mais próximo estiver desse dia, maior será a chance de ocorrer a fecundação.

Porém, o óvulo se deteriora rápido, então o espermatozoide já deve estar dentro do organismo quando isso acontecer.

Por isso, depois desse dia, os dois dias que o antecedem pode ser considerado os dias mais férteis. Nesse caso você terá 30% de chance de engravidar. Depois que já se passaram algumas horas da ovulação, a chance se reduz para 12%.

Já com 3 dias antes da ovulação a chances vão para 15%.

9 – O homem sente quando a mulher está para ovular?

Sim, mas de maneira inconsciente. Alguns estudos demonstraram que quando uma mulher está ovulando, o homem registra algumas mudanças corporais, como tensão arterial, batimentos cardíacos, níveis de suor, etc.

Essas mudanças não são perceptíveis pelo próprio homem, mas isso acontece. Sem contar que elas exalam um cheiro que atraem homens.

10 – É verdade que a mulher sente maior desejo sexual no período fértil?

Sim, a libido aumenta, o que significa que o desejo sexual fica maior. Isso acontece como um estímulo para que ocorra a fecundação.

11 – Preciso prestar atenção no período fértil se quero engravidar?

Saber qual é o período fértil é importante para quem quer ter um filho, mas não fique estressada nem muito focada nisso. O ideal é que você deixe isso um pouco de lado e relaxe.

Quando ficamos tensos e fazemos aquele monte de cálculos, a gravidez fica ainda mais difícil. O nosso corpo tem uma grande influencia do psicológico e isso pode afetar sua fecundação.

Você deve ficar tranquila e respirar fundo. Esqueça-se do período menstrual. Faça. Tenha relação sexual a cada 2 ou 3 dias para que o espermatozoide esteja com qualidade.

É importante que ele seja de qualidade, uma vez que não depende apenas do óvulo para que ocorra a fecundação.

A partir do momento que terminar sua menstruação, tenha relação sexual 3 vezes por semana, até que a próxima menstruação chegue.

Com isso, você garante que sempre haverá um espermatozoide sadio a espera de um óvulo para fecunda-lo.

Cada mulher tem um pensamento. Se você acredita que saber sobre o período fértil não te atrapalha, pelo contrário, te ajuda, você deve continuar com isso.

Porém, se você notar que essa loucura de calcular ovulação e período fértil não está te fazendo bem, deixe isso para lá e espere, pois no tempo certo a gravidez virá.

Erros comuns

Muitas mulheres cometem alguns erros nos cálculos e por isso, não conseguem ficar grávidas. Por isso, vamos falar dos dois erros mais comuns entre elas:

  • Acreditar que a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo.

Na verdade esse número surgiu devido à média entre as mulheres, mas isso não significa que você também terá o mesmo dia.

Normalmente o ciclo regulado é de 28 dias e por isso, a ovulação ocorreria nesse dia. Porém nem todo mundo é assim. Então é necessário contar 14 dias antes do fim do seu ciclo.

  • Acreditar que a ovulação ocorre no meio do ciclo

Como já explicado, este é outro mito que envolve o ciclo de 28 dias, onde o 14º dia seria a metade dele.

Se você tiver um ciclo menor do que 28 dias, sua ovulação ocorrerá antes da metade do ciclo. Caso seu ciclo seja maior do que 28 dias, sua ovulação irá ocorrer depois da metade do ciclo.

Se uma mulher calcular o seu período com base nessas informações, ela cometerá um erro, não conseguindo engravidar. Essas datas não se distanciam muito do que é real, mas um dia pode fazer toda a diferença.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o período fértil você já está preparada para escolher o dia certo para engravidar. Fique atenta aos cálculos e tudo dará certo!

 Acompanhe-nos no facebook

Leia também…

Congelamento de óvulos

O que fazer antes de engravidar – Confira as 10 coisas!

Sintomas de gravidez 

 

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *