Home / cuidados especiais / Porque meu bebê não para de chorar?

Porque meu bebê não para de chorar?

Porque meu bebê não para de chorar?

O choro é a principal comunicação dos nenéns até os três meses, por isso seu bebê não para de chorar. A maneira de acabar com esse barulho considerado irritante é entendendo o que o bebê necessita no momento.

Ele pode estar sentindo fome, dor, raiva, tédio, ou até mesmo chorando sem nenhum motivo em particular. Até quando os nenéns são saudáveis e bem cuidados ele continuam chorando muito.

Não descobrir o motivo do choro faz os pais se sentirem angustiados, incompetentes e impotentes por não acharem uma solução. Por isso vamos te mostrar possíveis causas do choro.

Motivos pelo qual seu bebê não para de chorar

Para fazer o bebê parar de chorar é preciso compreender qual pode ser o motivo do choro. À medida que você vai tentando descobrir, algumas possibilidades vão sendo descartadas.

Não precisa se preocupar, a partir dos 3 meses de idade eles passam a chorar menos, pois começam a movimentar-se com maior facilidade e conseguem se expressar de outras formas além do choro.

Podem ser inúmeros os motivos porque seu bebê não para de chorar. Mas para esclarecer um pouco para você, vamos citar alguns dos principais motivos do choro do neném.

Fome

A fome é o principal motivo para o bebê chorar. O recém-nascido possui o estomago pequeno, o que faz com que ele não aguente muita quantidade de leite. Com isso, ele mama pouco, mas sente fome muitas vezes ao dia.

Alguns sinais podem demonstrar que ele está com fome, como por exemplo, colocar a mão na boca, ficar procurando o peito ou então ficar inquieto. Descobrir esses sinais ajuda a evitar que seu bebê fique nervoso.

Às vezes acontece dele não parar de chorar logo após começar a mamar. Por isso você deve manter o peito por um tempo até que o estomago vá enchendo. Assim, aos poucos, ele vai se acalmando.

Quanto mais novo for o bebê, maior será a probabilidade de ele estar chorando de fome.

Porque meu bebê não para de chorar?

Sono

Muitas vezes os bebês não conseguem simplesmente dormir, mesmo se estiverem cansados e com sono. Isso acontece porque o bebê quando está cansado ele fica irritado e inquieto, o que atrapalha a dormir.

Os sinais de sono são irritabilidade, olheiras, esfregão nos olhos ou na orelha e olhos caídos. Para fazê-lo dormir, pegue ele no cole e balance até que fique calmo.

Fralda suja

Esse é um dos motivos porque o bebê não para de chorar. O recém-nascido não gosta de ficar com a fralda suja, pois muitos deles ficam incomodados e com a pele irritada. Então se a fralda estiver suja, troca-la pode resolver.

Dor na barriga ou cólica

Nessa idade é muito comum ter cólica, pois o sistema digestivo do bebê ainda não é desenvolvido e muitos alimentos que a mãe come pode afetar o neném.

O motivo da dor de barriga também pode ser gases, dificuldade de fazer cocô ou refluxo, quando o leite fica voltando muito, causando desconforto e dor. Geralmente o bebê com dor fica vermelho ou chora logo após mamar.

Para aliviar a dor você pode colocar uma bolsa de água quente, fazer massagem abdominal ou movimentos de bicicleta com as pernas. Caso a dor não passe, consulte um pediatra para receitar um remédio para seu bebê.

Arroto

Quando o recém-nascido chora após mamar, principalmente se for deitado, ele pode estar com vontade de arrotar. Então, o coloque na vertical e dê uns tapinhas na costa. Assim ele irá arrotar.

Frio ou calor

Muitos bebês não gostam de ficar pelados para trocar de roupa ou tomar banho. Eles não estão acostumados a sentir o ar atmosférico, o que faz com que fiquem desconfortáveis.

Por isso é preciso que você aprenda a trocar a roupa em uma velocidade recorde. Mas procure não exagerar na quantidade, isso pode fazer com que ele fique com calor.

Para medir se o bebê está com frio ou calor, coloque a mão na barriga. Se estiver quente e suada é porque está com calor. Se estiver gelada é porque está com frio.

Querem colo

Outro motivo do porque o bebê não para de chorar é a necessidade de contato físico. O recém-nascido se sente mais seguros quando está no colo e ele deseja ter o aconchego da mãe.

Se seu bebê for aqueles que querem ficar no colo o tempo todo, a solução é usar o canguru ou o sling que deixa seu bebê próximo ao corpo, mas sem pesar muito e sem ocupar seus braços.

Outra técnica é deixa-los enrolados em alguma manta ou algum lugar aconchegante. Assim eles não vão se sentir soltos.

O choro não parece ter motivo?

Se você tentou as possibilidades acima e não obteve resultado, o choro pode não ter motivo. Existem bebês que simplesmente choram bastante, como tem aqueles que dormem muito, come muito.

Sempre tem algo que seu bebê vai fazer mais que os outros. Por isso não se preocupe se seu bebê não para de chorar. Logo logo essa fase irá passar e ele poderá se comunicar com você de outra maneira.

Leia Também…

Como criar uma rotina para o sono infantil

Cólica Infantil

Desenvolvimento do Bebê mês a mês

Veja Também

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta