Home / cuidados especiais / Quais os Sintomas da Zika Vírus

Quais os Sintomas da Zika Vírus

Quais os sintomas da Zika Vírus?

Os sintomas da Zika Vírus são causados por uma doença que é transmitida principalmente por meio da picada do mosquito Aedes – o inseto tende a picar uma pessoa já infectada e a partir daí começa a propagar a doença ao picar outras pessoas até então sem o vírus.

Mas, embora o que muitos pensam, esse não é o único meio – a transmissão também pode ser feito por meio de uma relação sexual. A presença do vírus no sêmen ou em outras secreções genitais também pode propagar a doença.

Nesse caso, é considerado que a exposição com relação ao vírus pode ocorrer perante o sexo vaginal, anal e também oral – ou até mesmo em decorrência do compartilhamento de “brinquedos” sexuais.

Justamente por conta desse aspecto, é indicado que mulheres que estejam gestantes não se descuidem quando o assunto é sexo seguro, ou seja, por meio do uso de preservativos e também evitando o contato direto ao sêmen e demais fluidos sexuais.

Até onde se tem informação, o vírus pode conseguir permanecer por longos períodos no esperma do homem infectado, podendo se manter por meses até – e isso ocorre mesmo que os sintomas das doenças não estejam mais se manifestando.

Outros fluidos corporais também podem apresentar a presença do vírus, como por exemplo, a saliva e a urina – porém ainda não há nada que comprove tal suspeita.

Uma forma de preservar a sua condição de saúde é sempre procurar ao máximo evitar o contato com pessoas que eventualmente apresentem os sintomas ou que já tenham identificado a condição do problema.

Sintomas da Zika Vírus – entenda quais são eles

sintomas da zika vírus

Em geral, o mais comum são diversas manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo – tais manchas podem acarretar coceira bastante intensa, o que acaba causando um grande desconforto para a pessoa infectada.

Mas, embora esse seja o sintoma mais comum e divulgado, há ainda outros que se pode salientar, como uma leve febre, dores de cabeça, fortes dores musculares, inchaço e dor intensa nas articulações, surgimento de gânglios e até mesmo conjuntivite.

A doença pode demorar até 12 dias para de fato se manifestar após ser picada pelo mosquito – já os sintomas tendem a sumir por conta própria no prazo entre 2 dias e no máximo 7 dias.

A Zika Vírus pode acarretar outras doenças graves? Mito ou verdade?

Em algumas regiões onde foi considerado um surto da doença, há registros de uma elevação de uma complicada síndrome neurológica, que é chamada por Guillain-Barré.

Toda e qualquer pessoa que tenha sido infectada pela Zika vírus deve e precisa recorrer ao atendimento médico o quanto antes em casos onde comece a ter sintomas de dor, fraqueza ou formigamento nas pernas e pés, mesmo depois de 4 semanas que a doença tenha passado.

Conforme a síndrome vai progredindo, é comum que a fraqueza muscular acabe evoluindo, podendo elevar as chances de até mesmo se transformar em um quadro mais sério – a paralisia, que pode representar dificuldades para andar ou até mesmo conseguir subir escadas, por exemplo,

Nessa condição, o paciente deverá ficar internado no hospital para que o tratamento adequado seja realizado e para que o quadro possa ter maiores chances de reversão.

Como você pode saber se o seu caso é mesmo referente à Zika vírus?

Na realidade não é você que pode saber isso por conta própria, e sim o médico – somente um especialista poderá afirmar se você está realmente com Zika vírus ou se está com alguma outra doença! – nesse caso, a dengue, chikungunya, rubéola ou até mesmo  citomegalovírus.

O diagnóstico final pode ser confirmado por meio de exames de sangue ou até mesmo exames de urina – essa confirmação pode ser ainda mais assertiva enquanto os sintomas permanecem ativos no paciente.

E não pense você que é somente uma doença ou outra que você pode ter – na verdade é absolutamente possível ter simultaneamente Zica e também dengue, bem como chikungunya – tudo ao mesmo tempo!

A febre também é um fator mais raro em casos de Zica, sendo mais comuns nas outras duas doenças, mas há quem apresente essa condição dependendo da força da infecção.

A coceira é um dos aspectos que mais chama a atenção com relação aos sintomas da Zica Vírus – diante de qualquer um dos sintomas, procure seu médico para entender se você está vivenciando as condições dessa doença!

Leia Também…

Zika Vírus na Gestação

Fui diagnosticada com Zika Vírus posso amamentar

 

Veja Também

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta