Home / Tudo sobre gravidez / Quanto tempo demora o parto normal?

Quanto tempo demora o parto normal?

Quanto tempo demora o parto normal?

Assim que o trabalho de parto se inicia e entra em sua fase ativa, ou seja, é iniciada a fase de contrações com intervalos regulares de aproximadamente 5 minutos ou menos, é comum que muitas mulheres, principalmente as mamães de primeira viagem se questionem sobre quanto tempo demora o parto normal – pois saiba que em geral ele tende a demorar aproximadamente 15 horas. Porém esse tempo é bastante variável!

Há mulheres que vivenciam partos muito mais rápidos do que outras, por isso o tempo total pode ser considerado bem relativo de caso para caso.

As contrações que ocorrem em meio à fase ativa também são diferentes das contrações próprias da fase inicial – elas podem durar dias sem que absolutamente nada aconteça de fato, ou seja, isso se refere a dilatação do colo do útero.

As contrações nesse período são consideradas mais irregulares e podem ter sua intensidade bem mais variada, bem como sua duração – o que acaba acarretando ainda mais ansiedade por parte da futura mamãe!

Já na fase ativa, tais contrações são caracterizadas por serem mais rítmicas e coordenadas, durante aproximadamente 1 minuto e com intervalos de cerca de 5 minutos mais ou menos.

Para mamães de primeira viagem, o colo do útero pode levar cerca de 1 hora e meia para chegar a uma dilatação – esse prazo refere-se a dilatação centímetro a centímetro, sendo que o total são de 10 centímetros – que é justamente quando o bebê poderá de fato nascer.

Quanto tempo demora o parto normal – no ambiente hospitalar!

quanto tempo demora o parto normal

No hospital a mamãe será cercada de alguns recursos que podem contribuir para acelerar potencialmente o trabalho de parto – isso inclui o uso controlado de hormônios (ocitocina) em soro endovenoso.

Tal hormônio permite contribuir para que seja intensificado o processo das contrações, bem como o rompimento da bolsa. A gestante ainda recebe medicação para amenizar os sintomas de dor – que também pode contribuir para deixar o colo ainda mais relaxado agregando uma maior dilatação.

Por meio desses aspectos, é comum que o trabalho de parto simplesmente tenha seu tempo reduzido pela metade.

Já mulheres que estejam vivenciando novamente um parto normal, em geral o trabalho de parto tende a ser sempre mais rápido do que no caso do seu primeiro.

Fases do trabalho de parto!

O trabalho de parto normal pode ser divido em três partes distintas:

  • Fase latente
  • Período expulsivo do bebê
  • Expulsão da placenta

A primeira fase consiste na dilatação do colo do útero, e pode ser considerada de longe a mais longa de todas!

As contrações são caracterizadas como sintomas iniciais dessa fase e indicam que o nascimento do bebê está bem próximo de acontecer – conforme o tempo vai passando elas tendem a se tornar bem mais frequentes e também intensas – em meio a esse processo o bebê começa a ser empurrado por meio do canal de parto e simultaneamente os ossos da bacia tendem a ficar mais largos e  o colo do útero passa a ficar mais mole do que antes.

Todo esse processo é fundamental para que a passagem do bebê seja de fato mais facilitada.

Em geral esse momento é vivenciado ainda quando a futura mamãe está em casa – e é aí que é preciso fazer uma avaliação mais minuciosa da sua condição.

Conforme as contrações tendem a ficar mais intensas, é importante procurar fazer um registro para acompanhar seu ritmo – quando elas ficam ritmadas, ou seja, de 10 em 10 minutos ou de 5 em 5 minutos seguidas por dores, rotura da bolsa ou uma pequena hemorragia vaginal isso quer dizer que é chegado o tão esperado momento de partir para a maternidade!

Já a segunda fase, ou fase expulsiva do bebê, tende a durar menos tempo do que a fase anterior, sendo de cerca de 2 a 3 horas – esse tempo também pode variar bastante de acordo com o ritmo da própria dilatação do colo do útero.

Depois que finalmente o bebê nasce, além da alegria e da satisfação de ver esse ser tão esperado em seus braços, é chegado o momento de aguardar a terceira fase.

A terceira fase é a expulsão da placenta, e ela ocorre também de forma bem natural, porém com uma duração muito mais curta do que as demais, sendo de aproximadamente 30 minutos.

Se por ventura a placenta não sair de forma natural, ela poderá ser removida de forma manual ou por meio do uso de instrumentos apropriados – por isso, é comum que algumas mulheres precisem ficar mais tempo na sala de parto, pois há casos que é necessário suturar o períneo.

Agora que você já sabe quanto tempo demora o parto normal, já pode começar a se preparar ainda mais para esse momento tão esperado – e finalmente vivenciar o momento mais incrível de todo esse processo: que é conhecer o seu pequeno!

Leia Também…

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

Queloide Pós Cesariana

Por que as grávidas tem desejos?

Infecção Urinária na Gravidez

Gripes e Resfriados na Gravidez

Enjoos na gravidez

Dieta na Gravidez

Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

Lembrancinhas para Chá de Bebê, Maternidade e Batizado

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *