Home / Tudo sobre gravidez / Queloide Pós Cesariana

Queloide Pós Cesariana

Queloide Pós Cesariana 

O nascimento de um filho é um momento emocionante e inesquecível, mas às vezes esse momento deixa marcas até mesmo na pele. Mamães que passam por cesarianas podem ter que conviver com uma cicatriz para o resto da vida.

Às vezes essa cicatriz fica normal e até bastante discreta, mas em alguns casos ela pode ficar muito aparente e incomodar a mulher, é o caso do queloide pós-cesariana.

O que é Queloide pós Cesariana?

Queloide pós cesariana é um tipo de cicatriz com formato irregular, mais alta do que o comum e de cor rosada, avermelhada ou escura. São benignos, não causam dor e não são contagiosos, mas podem incomodar a estética do paciente, principalmente em regiões íntimas.

Essas lesões aparecem quando há um crescimento excessivo do tecido de cicatrização em uma área em que o ferimento já está curado. Os queloides podem ocorrer em qualquer região do corpo que sofreu algum traumatismo na pele, mas são bastante comuns após cirurgias e queimaduras.

É mais notado em mulheres, mas aparece em ambos os sexos. Fatores genéticos influenciam muito, sendo mais comum em negros, hispânicos, asiáticos e jovens de 10 a 20 anos.

O uso diário de protetor solar ajuda a proteger o queloide e combate o aparecimento de manchas, mas evite o sol sempre que possível. Evite também feridas ou cortes na cicatriz, pois isso pode estimular o seu crescimento.

Quais os tratamentos para amenizar queloide pós cesariana ?

queloide pós cesariana
Tratamentos para Amenizar a Queloide

Os tratamentos para queloide pós cesariana, apesar do queloide não prejudicar a saúde, ela pode trazer alguns desconfortos como coceira, bem como um incomodo estético que afeta a autoestima da paciente,  que fica em uma região delicada. Felizmente existem alguns tratamentos que podem curar ou amenizar o queloide:

• Pomadas para Queloide Pós Cesariana:

São aplicadas no queloide e ajudam a deixar a cicatriz mais lisa e a disfarça-la. Algumas das pomadas mais conhecidas e utilizadas para tratar queloide são Skimatix Ultra, Cicatricure Gel e Kelo Cote.

• Injeções de corticoides para Queloide Pós Cesariana:

A aplicação é feita no tecido da cicatriz com o objetivo de diminuir a inflamação no local e, consequentemente, deixar a cicatriz mais plana. O número de injeções e a frequência pode variar, mas geralmente são feitas 3 aplicações, com intervalos que duram de 4 a 6 semanas.

• Laser para Queloide Pós Cesariana:

Aplicação de pulsos de luz diretamente na cicatriz, feitas em sessões que duram no máximo uma hora. A quantidade de sessões varia segundo o tamanho e a profundidade do queloide.

• Cirurgia para Queloide Pós Cesariana:

Como pode piorar a queloide ou causar uma cicatriz nova, deve ser o último recurso. O tratamento cirúrgico deve ser associado a outros tratamentos, como uso de laser e de corticosteroides.

A queloide pode voltar mesmo após o tratamento, mas associar mais de um deles costuma aumentar a probabilidade de cura e reduzir as chances de ele retornar. Cada caso é diferente e deve ser avaliado individualmente.

Não se esqueça que apenas o seu dermatologista pode diagnosticar a queloide e indicar o melhor tratamento para o seu caso. Nunca se automedique e siga corretamente todas as orientações do médico.

 

Leia Também…

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

Quanto tempo demora o parto normal?

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

Por que as grávidas tem desejos?

Infecção Urinária na Gravidez

Gripes e Resfriados na Gravidez

Enjoos na gravidez

Dieta na Gravidez

Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

Lembrancinhas para Chá de Bebê, Maternidade e Batizado

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *