Home / Tudo sobre gravidez / Secreção Vaginal e fertilidade
secreção vaginal e fertilidade

Secreção Vaginal e fertilidade

Secreção vaginal e Fertilidade

Deseja engravidar? Saiba então a respeito da relação entre a secreção vaginal e a fertilidade.

Poucas mulheres sabem, mas a secreção vaginal e a fertilidade estão relacionadas. Uma influencia na outra. Uma informação importante para toda a mulher que deseja ter um bebê, afinal dessa forma é mais fácil observar os sinais do seu corpo e descobrir qual o momento ideal para tentar engravidar.

Acompanhe o artigo a seguir e fique por dentro deste assunto importante relacionado à saúde da mulher. 

O que é secreção vaginal?

Antes de descobrir qual a relação que existe entre secreção vaginal e fertilidade é bom ficar ciente sobre o que é secreção. Muitas mulheres não entendem direito o que é a secreção vaginal, algumas a consideram até bastante estranha.

A secreção vaginal é produzida por uma glândula especial presente no interior da vagina, o objetivo dela é deixar a região lubrificada e preparada para o ato sexual, assim como deixar a região limpa. Ela varia bastante de acordo com a fase menstrual em que a mulher se encontra, apresentando características diferentes em cada etapa deste ciclo.

Para observar a sua secreção vaginal basta passar um papel higiênico na região vaginal, ou introduzir um dedo, previamente higienizado, dentro da vagina em direção ao colo do útero.

Uma coisa importante para quem deseja realizar esta verificação, é que geralmente após as fezes a mulher apresenta um nível maior de secreção vaginal.

Para compreender a relação entre secreção vaginal e fertilidade é importante saber mais a respeito das características diferentes que ela apesenta, como citado anteriormente.

Tipos de secreção vaginal

Para facilitar você na observação da relação entre secreção vaginal e fertilidade, nós listamos o que a mulher deve notar na sua secreção. Veja mais a seguir e conheça melhor o seu próprio corpo.

  • Secreção com aparência de clara de ovo

Quando as mulheres apresentam este tipo de secreção significam que estão no seu período fértil. Ela aparece após a menstruação e é responsável por deixar a vagina mais molhada e bastante escorregadia. Essa secreção é bastante elástica, assim como a clara do ovo, isso pode ser percebido ao esticar ela com as pontas dos dedos

Essa consistência especial é capaz de ajudar os espermatozoides caminharem com maior facilidade até o seu objetivo, o colo do útero.

  • Secreção aguada bastante líquida

 Quando o assunto é secreção vaginal e fertilidade, a secreção aguada também significa fertilidade. Esse tipo de secreção é comum no período em que a mulher está se aproximando da fase de ovulação. Assim como na secreção com aspecto de clara de ovo ela é capaz de ajudar no caminho dos espermatozoides até o colo do útero.

Quando a mulher está nesta fase de secreção é comum que sinta sensação estranha de ter deixado escapar xixi na calcinha. Isso acontece porque ela realmente é muito líquida, podendo pingar e até escorregar através dos dedos.

  • Secreção turva

As mulheres preocupadas na relação entre secreção vaginal e fertilidade devem saber que a secreção turva não é um bom sinal para quem deseja engravidar. Após a ovulação da mulher, a secreção não se apresenta mais nem escorregadia muito menos aguada, como nos dois tipos citados anteriormente.

Isso acontece porque assim que ocorre a ovulação o corpo da mulher não oferece mais mobilidade para os espermatozoides. Assim a secreção apresenta-se com uma consistência cremosa e mais grossa, que apresenta uma coloração turva que vai do esbranquiçado ao amarelado.

Ao tocar este tipo de secreção é comum você sentir uma consistência bem parecida como a de cremes hidratantes comuns.

  • Secreção pegajosa

Alguns dias antes da menstruação a secreção vaginal se modifica novamente, agora ela apresenta uma consistência totalmente pegajosa o que torna praticamente impossível que ocorra a fecundação.

Já que os espermatozoides não conseguem se movimentar nessas condições. As principais características dessa secreção é o aspecto totalmente pegajoso e com aparência de leite coalhado.

Essas são os tipos de secreção vaginal pelos quais as mulheres passam ao longo do seu ciclo menstrual e as características que eles apresentam.

Dicas extras para quem deseja engravidar

Se você deseja ficar ainda mais por dentro da relação de secreção vaginal e fertilidade pode ser necessário que crie um diário de temperatura basal. Esse tipo de diário é realizado através da medição da temperatura antes da mulher levantar da cama todas as manhãs.

Para ter noção da possibilidade de gravidez, a mulher deve estar atenta a três fatores que acometem o seu organismo.

  • Elevação da temperatura corporal que acontece cerca de 2 dias antes da ovulação da mulher, por isso a necessidade de realizar medições constantes.
  • O penúltimo ou último dia de secreção da mulher, ela se apresentar com a aparência de casca de ovo, citada anteriormente neste artigo.
  • O colo do útero fica alto, aberto e macio e sua textura fica bastante parecida com a da mucosa dos lábios.

secreção vaginal e fertilidade

Quando a secreção é normal?

Para notar se a secreção vaginal é normal vale a pena notar alguns detalhes, veja a seguir quais são os principais:

  • Cor, que pode variar entre transparente, esbranquiçada e levemente amarelada.
  • Consistência, é algo que varia muita de acordo com os fatores citados anteriormente, podendo ser extremamente aguada até grossa ou com o aspecto de leite talhado.
  • Cheiro, que naturalmente é descrito como o cheiro de sabão e possui um ar de acidez.

Como você pode perceber vários fatores definem o que pode ser uma secreção normal. Porém outros são capazes de te ajudar a perceber problemas de saúde, para isso basta observar se:

  • A sua cor está diferente, apresentando tons de amarelo vivo ou verde.
  • Possuir um cheiro forte e acre.
  • Apresentar-se com uma consistência extremamente grossa.

Estes sinais indicam que possivelmente a mulher está com algum tipo de infecção. Nestes casos não ocorre a relação entre secreção vaginal e fertilidade, já que não há como os espermatozoides caminharem pelo canal vaginal infectado.

Tipos de secreção e sua relação com a fertilidade

Agora que você sabe mais a respeito da secreção vaginal, entenda como ela se apresenta ao longo do ciclo menstrual e como isso é capaz de influenciar na capacidade da mulher em engravidar.

  • Primeira fase: a chamada fase folicular ocorre cerca de 14-15 dias após a menstruação, ela recebe esse nome por ser o período em que os folículos crescem dentro do ovário. Neste período é comum que a secreção vaginal seja bem pastosa, não tenha consistência, nem elasticidade e apresente a coloração esbranquiçada.Durante a primeira fase a mulher não se encontra fértil e as chances de engravidar são mínimas.
  • Segunda fase: esta é a melhor fase para que está em busca de um período onde haja a relação entre secreção vaginal e fertilidade. Chamada de fase ovular é quando a mulher está no seu pico de fertilidade. A secreção vaginal durante o período apresenta a consistência parecida com a de uma clara de ovo, com aparência bastante fluída e elástica. Além disso, a vagina nessa fase fica quase que o tempo todo úmida, um sinal da sua lubrificação. A fase ovular é a ideal para a mulher que deseja engravidar realizar as suas tentativas, já que todo o seu corpo está propício para isso.
  • Terceira fase: a chamada fase lútea é quando já ocorreu a ovulação, mas não houve fecundação, nesse momento, o folículo se desintegra e forma o chamado corpo lúteo. A secreção vaginal neste período é mais grossa e tem a cor branco opaca, sendo bastante semelhante à de um creme hidratante. Durante este período dificilmente uma mulher consegue engravidar devido à espessura da secreção que dificulta a locomoção dos espermatozoides.

Enfim, estes são os principais tipos de secreção vaginal que são liberados pelo organismo da mulher. Caso você deseje avaliar a consistência da secreção, pela manhã, passe o papel higiênico pela vagina ou introduza um dedo limpo dentro da vagina.

Assim que apresentar esses sintomas é o momento de tentar engravidar.

Agora que você sabe mais a respeito de secreção vaginal e fertilidade é muito mais fácil que você consiga alcançar os seus ideais de se se tornar mamãe.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Período Fértil

Sintomas de gravidez 

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *