Síndrome pé, mão e boca
Saiba mais a respeito da síndrome pé, mão e boca e os riscos que ela pode causar, principalmente, para as crianças. Às vezes os sintomas que o seu filho apresenta podem estar relacionados com a síndrome pé, mão e boca, uma doença bastante comum na infância e que raramente acomete os adultos.
Para ficar ciente a respeito dessa doença é necessário entender como ela surge e o que você pode fazer em relação a ela, seja tratamento ou prevenção.
Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro de mais detalhes da síndrome pé, mão e boca e quais são os principais sintomas que tornam fácil a sua identificação.
O que causa a síndrome pé, mão e boca?
A síndrome pé, mão e boca é uma doença contagiosa. Ela é causada por um vírus chamado de Coxsackie, que normalmente habita o sistema digestivo humano. Ela provoca estomatites que são diversas lesões que acometem a boca e garganta causando incômodo e dor.
A sua transmissão ocorre por via fecal/oral, por causa do contato com objetos que estejam contaminados. Apesar de ser uma doença dolorosa, quando o tratamento é seguido à risca, ela não apresenta nenhum risco à vida das pessoas acometidas por ela.
Os sintomas da síndrome pé, mão e boca
Para identificar a síndrome pé, mão e boca é necessário que você compreenda os seus principais sintomas. Vale a pena saber que a doença passa por uma fase de incubação que pode durar até sete dias, com sintomas bem parecidos com o de um resfriado comum.
Veja, a seguir, as informações que separamos para facilitar para vocês o diagnóstico.
- Febre alta, antes do aparecimento das lesões.
- Lesões que acometem a boca, amígdalas e também a faringe.
- As manchas são vermelhas e apresentam o centro branco, em casos que a doença não á tratada logo de inícios e tornem úlceras bastante dolorosas.
- Pequenas bolhas nas plantas dos pés e palmas das mãos.
- Em determinados casos as bolhas podem aparecer na região genital e nádegas.
- Mal-estar.
- Perda do apetite devido à dificuldade de engolir.
- Desidratação também por causa da dificuldade de engolir.
- Vômitos e diarreia.
Para a confirmação da doença é necessário verificar se a pessoa apresenta esses sintomas e também realizar exames para o diagnóstico, os dois mais comuns para essa finalidade são a sorologia e o exame de fezes.
Tratamento da síndrome pé, mão e boca
Após a identificação correta da doença é necessário dar início ao tratamento adequado para lidar com ela. Vale a pena lembrar que não há vacina para a prevenção da doença.
Por ser uma infecção por vírus, naturalmente ela regride aos poucos com o passar do tempo, por isso o seu tratamento é indicado somente para o alívio dos sintomas incômodos.
Confira as principais recomendações:
- Antitérmicos para alívio da febre alta.
- Anti-inflamatórios para a diminuição da dor.
- Medicamentos antivirais para casos avançados da síndrome pé, mão e boca
- Repouso total.
- Ingerir bastante água, para evitar desidratação.
- Alimentar-se bem apesar da dificuldade em engolir.
É extremamente necessário procurar pela ajuda médica de um especialista, somente um profissional poderá avaliar o tratamento necessário, assim como quais medicamentos e as quantidades necessárias durante o tratamento.
Dicas para lidar com a síndrome pé, mão e boca
Agora que você já está ciente dos principais sintomas e do tratamento da síndrome pé, mão e boca é necessário também que fique por dentro de algumas dicas a respeito da doença para ser mais fácil lidar com ela.
Em alguns casos, pode ser que não apreçam os sintomas clássicos da doença, nesses casos é comum que surjam aftas na boca, erupções na pele ou em alguns a febre e a dor de garganta são os mais relevantes, por isso tenha bastante atenção. Não consuma alimentos ácidos, quentes ou muito temperados, eles são bastante difíceis de engolir, o que pode causar mais dor aos pacientes.
Ingira somente alimentos pastosos, como purês, gelatinas e mingaus, eles são bem mais fáceis de engolir e não agridem a sua garganta. Bebidas geladas e água são bem-vindas durante o tratamento da doença. Lembre-se de ingerir em pequenos goles para manter-se hidratado
As crianças quando acometidas por essa doença devem ficar em casa de repouso absoluto, essa é a melhor forma de enfrentar os sintomas da doença e evitar que ela contagie outras pessoas.
Lave as mãos constantemente ao lidar com uma pessoa que está com a síndrome pé, mão e boca, caso você esteja com a doença também tenha esse cuidado, isso é essencial para que a cura seja mais rápida e outras pessoas não sejam infectadas.
Com as informações desse artigo é muito mais fácil lidar com esta doença, que pode ser bastante agressiva e incomoda principalmente para as crianças que são as suas principais vítimas.
Esperamos que com essas dicas seja mais fácil para você lidar com esta doença e evitar que os seus sintomas prejudiquem o seu dia a dia. Enfim, a síndrome pé, mão e boca é uma doença comum que precisa ser tratada para ter sintomas mais brandos e causar menos dor às pessoas acometidas por ela!
Leia Também…