Home / cuidados especiais / Sono do Bebê, a importância da rotina
rotina do sono
Sono Infantil

Sono do Bebê, a importância da rotina

O sono do bebê

Entenda o sono do bebê para que você possa criar uma rotina noturna e regular os horários em que ele deve dormir, fazendo-o se adaptar ao seu cotidiano.

Entender o sono do bebê e saber moldar aos poucos o seu comportamento para ter uma noite mais tranquila e bem aproveitada é essencial tanto para o descanso da criança, como para o descanso dos pais.

Acontece que cada bebê tem as suas preferências ou possui comportamentos diferentes, principalmente quando se trata de ir dormir. E, para a maioria dos pais, as madrugadas passadas em claro com a criança chorando podem virar um problema.

Se você também sofre com essa situação e não sabe mais o que fazer quando seu filho acorda no meio da noite, não deixe de acompanhar este artigo até o fim para entender o sono do seu bebê e descobrir outras curiosidades que podem te ajudar.

O bebê dorme quantas horas?

Os bebês, recém nascidos dormem de 16 a 20 horas por dia e, varia de acordo com a idade. Quando o bebê completa 1 ano de idade, ele dorme até 10 horas por noite e faz  2 sestas durante o dia de 1 a 2 horas.

Como funciona o sono do bebê

Um dos principais fatores que faz com que os pais tenham problemas com seus filhos à noite é não entender como funciona o sono do bebê. Muitas vezes, o comportamento dele durante a madrugada é normal para o seu próprio desenvolvimento.

Outras vezes, pode, de fato, indicar algum tipo de distúrbio ou insônia. E ainda, em outras ocasiões, pode ser algo que os próprios pais estão fazendo de errado.

Por isso, para poder regular esse sono e fazer com que tanto seu filho quanto você possam aproveitar ao máximo a noite, é necessário observar, analisar e compreender como a rotina do bebê funciona.

Existem profissionais psicólogos que oferecem uma espécie de coaching voltado apenas para essa situação, em que o sono do bebê vira um problema dentro de casa toda noite.

O objetivo é mudar o comportamento da criança da forma que for necessário e também ajudar os pais a participarem mais desse universo.

Para os pais de primeira viagem ou para quem não aguenta mais virar madrugadas em claro, essa pode ser uma ótima opção, e vale a pena pesquisar sobre isso.

Conheça o sono e a rotina do seu filho

Já se você prefere fazer isso sozinho, saiba que não é tão difícil quanto parece. Primeiro, é preciso estar em sintonia com a criança e saber o que cada comportamento significa.

Também é importante saber que, para regular o sono do bebê, é preciso criar uma rotina à qual ele possa se adaptar. Veja algumas dicas de como fazer isso:

  1. Escolha um ambiente com pouca iluminação para que o bebê possa dormir;
  2. Tente diminuir os sons durante a noite, caso ele vá dormir mais cedo do que o restante da casa;
  3. Leve o bebê ao berço depois de ter se alimentado, tomado banho e ter tido as fraldas trocadas;
  4. Na hora de dormir, evite brincadeiras ou movimentações. Apenas leia uma historinha, cante, ou o acalme até que feche os olhinhos;
  5. Não mude a rotina da casa durante o dia, e deixe que o bebê se adapte a ela, dormindo com luz e barulhos cotidianos se quiser.

Por quanto tempo o bebê deve dormir?

Como já foi explicado anteriormente, cada bebê possui seus próprios hábitos desde o momento em que nascem, e o tempo de sono para cada criança também pode variar.

Geralmente, os bebês tendem a dormir por cada vez menos tempo. Sendo assim, um recém-nascido com até 30 dias de vida pode dormir 20 horas diárias, enquanto que um bebê perto dos 3 anos dorme apenas 12 horas por dia.

Então é preciso considerar que seu filho pode acordar mais vezes durante a noite conforme for crescendo e se adaptando a uma rotina.

O local perfeito para o bebê dormir

Para conseguir criar uma boa rotina para o seu bebê de um jeito mais fácil, crie um ambiente aconchegante para que ele possa dormir e descansar mais facilmente.

Em primeiro lugar, é bom que ele tenha o próprio quarto, com cortinas para bloquear totalmente a luz e um berço confortável.

No berço deve haver apenas um travesseiro não muito macio, cuja espessura não deve ultrapassar a altura dos ombrinhos da criança, e também um cobertor que não seja maior do que a distância entre o travesseiro e o fim do berço.

Isso tudo já é suficiente para deixar o seu filho mais familiarizado com o local em que vai dormir e poder descansar com mais facilidade.

Outra dica é sempre colocá-lo para dormir de barriga para cima e não ficar indo até o berço a qualquer barulhinho que ele fizer. Tenha noção que eventos como dentes nascendo podem atrapalhar o sono com mais frequência.

Portanto, não deixe de entender o sono do bebê para poder criar uma rotina e regular a hora de dormir. Boa sorte!

Sono do bebê e a Importância da Rotina

A qualidade do sono do bebê influencia seu desenvolvimento, saúde e funções corporais. Nos primeiros anos de vida diversas mudanças acontecem no seu organismo, por isso é muito importante criar uma rotina do sono.  A qualidade do sono do bebê influencia seu desenvolvimento, saúde e funções corporais. Nos primeiros anos de vida diversas mudanças acontecem no seu organismo, por isso é muito importante criar uma rotina do sono. O sono adequado do bebê ainda permite que a mãe também tenha horas de sono suficientes.

A Rotina do Sono Infantil

sono infantil

Criar uma rotina do sono do bebê é criar bons hábitos, que ajudem a regular o sono dos pequenos. Saiba mais:

1- Quando escurece o organismo libera um hormônio responsável pelo crescimento, por isso é importante a criança dormir cedo, por volta das 20h. A luz pode influenciar sua produção, o ideal é dormir no escuro.

2- Manter um ritmo estável nas atividades proporciona segurança, estabilidade e ajuda a criança a entender que cada coisa tem um momento.

3- Um ambiente calmo ajuda a entender que é hora de dormir. Apague as luzes e diminua os ruídos perto da hora de ir para cama. Aparelhos eletrônicos podem deixá-las mais agitadas.

 4- Refeições noturnas devem ser leves. Para evitar acordar com vontade de fazer xixi, crianças maiores não devem tomar líquidos 1h antes de dormir.

5- Estabeleça uma rotina antes da hora de dormir, respeitando horários e sequência das atividades, para a criança entender que é o momento de dormir.

 6- Se o bebê não for muito pequeno nem houver recomendação médica, espere que ele acorde sozinho pedindo a mamada.

7- É importante manter a rotina diurna (luz e ruídos) da casa para ajudá-los a distinguir dia e noite.

8- Abra a janela diariamente no horário habitual da criança acordar.

9- Mantenha uma rotina de cochilos. Evite-os perto da hora do almoço e no fim da tarde/começo da noite.

10- Até a 8ª semana de vida o bebê não consegue ficar acordado por mais de 2h, exceder esse tempo pode causar irritação e dificuldades para dormir.

11- Tente manter a rotina mesmo nos finais de semana e fora de casa, isso faz a criança se sentir segura.

Picos de desenvolvimento e o Sono Infantil

Os picos de crescimento podem afetar a rotina de sono de formas variadas, cada criança pode reagir de uma forma. Isso porque ao longo do primeiro ano de vida eles passam por fases como melhora da visão, Consciência de individualidade, Aumento da atenção, Desenvolvimento motor (engatinhar, andar, linguagem), Ansiedade de separação dos pais, Cólicas e outros. Tudo isso pode afetar por alguns dias a rotina da criança.

Tabela do sono Infantil

O que pode atrapalhar o sono das crianças em cada faixa etária:

• De 0 a 3 anos: distúrbios do sono são causados geralmente por doenças normais da infância. Falta ou excesso de apetite também podem interferir.
• De 3 a 6 anos: a dificuldade de diferenciar fantasia e realidade faz os medos serem comuns, é normal acordarem com pesadelos.
• De 6 a 12 anos: pesadelos, xixi na cama, sonambulismo, bruxismo (ranger dentes), falar dormindo e terror noturno (acordar assustado sem ter tido um pesadelo) podem aparecer de forma esporádica e leve.

Em caso de dúvidas, consulte seu pediatra.

Acompanhe-nos no facebook

Leia também

como tomr a pilula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte funciona?

Pílula do dia seguinte: como ela funciona, qual a forma correta de tomar e seus …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *