Home / cuidados especiais / Sono Infantil e a Importância da Rotina
rotina do sono
Sono Infantil

Sono Infantil e a Importância da Rotina

Sono Infantil e a Importância da Rotina

A qualidade do sono do bebê influencia seu desenvolvimento, saúde e funções corporais. Nos primeiros anos de vida diversas mudanças acontecem no seu organismo, por isso é muito importante criar uma rotina do sono.  A qualidade do sono do bebê influencia seu desenvolvimento, saúde e funções corporais. Nos primeiros anos de vida diversas mudanças acontecem no seu organismo, por isso é muito importante criar uma rotina do sono. O sono adequado do bebê ainda permite que a mãe também tenha horas de sono suficientes.

A Rotina do Sono Infantil

sono infantil

Criar uma rotina do sono é criar bons hábitos que ajudem a regular o sono dos pequenos. Saiba mais:

1- Quando escurece o organismo libera um hormônio responsável pelo crescimento, por isso é importante a criança dormir cedo, por volta das 20h. A luz pode influenciar sua produção, o ideal é dormir no escuro.

2- Manter um ritmo estável nas atividades proporciona segurança, estabilidade e ajuda a criança a entender que cada coisa tem um momento.

3- Um ambiente calmo ajuda a entender que é hora de dormir. Apague as luzes e diminua os ruídos perto da hora de ir para cama. Aparelhos eletrônicos podem deixá-las mais agitadas.

 4- Refeições noturnas devem ser leves. Para evitar acordar com vontade de fazer xixi, crianças maiores não devem tomar líquidos 1h antes de dormir.

5- Estabeleça uma rotina antes da hora de dormir, respeitando horários e sequência das atividades, para a criança entender que é o momento de dormir.

 6- Se o bebê não for muito pequeno nem houver recomendação médica, espere que ele acorde sozinho pedindo a mamada.

7- É importante manter a rotina diurna (luz e ruídos) da casa para ajudá-los a distinguir dia e noite.

8- Abra a janela diariamente no horário habitual da criança acordar.

9- Mantenha uma rotina de cochilos. Evite-os perto da hora do almoço e no fim da tarde/começo da noite.

10- Até a 8ª semana de vida o bebê não consegue ficar acordado por mais de 2h, exceder esse tempo pode causar irritação e dificuldades para dormir.

11- Tente manter a rotina mesmo nos finais de semana e fora de casa, isso faz a criança se sentir segura.

Picos de desenvolvimento e o Sono Infantil

Os picos de crescimento podem afetar a rotina de sono de formas variadas, cada criança pode reagir de uma forma. Isso porque ao longo do primeiro ano de vida eles passam por fases como melhora da visão, Consciência de individualidade, Aumento da atenção, Desenvolvimento motor (engatinhar, andar, linguagem), Ansiedade de separação dos pais, Cólicas e outros. Tudo isso pode afetar por alguns dias a rotina da criança.

Tabela do sono Infantil

O que pode atrapalhar o sono das crianças em cada faixa etária:

• De 0 a 3 anos: distúrbios do sono são causados geralmente por doenças normais da infância. Falta ou excesso de apetite também podem interferir.
• De 3 a 6 anos: a dificuldade de diferenciar fantasia e realidade faz os medos serem comuns, é normal acordarem com pesadelos.
• De 6 a 12 anos: pesadelos, xixi na cama, sonambulismo, bruxismo (ranger dentes), falar dormindo e terror noturno (acordar assustado sem ter tido um pesadelo) podem aparecer de forma esporádica e leve.

Em caso de dúvidas, consulte seu pediatra.

Acompanhe-nos no facebook

 

Veja Também

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta