Dicas para tirar o passaporte das crianças - Bebês e Crianças
Home / cuidados especiais / Dicas para tirar o passaporte das crianças

Dicas para tirar o passaporte das crianças

Dicas para tirar o passaporte das crianças

Viajar é sempre uma delícia, aquele momento em família para relaxar, curtir um tempo com os filhos e ficar tranquilo. Mas antes de tudo isso acontecer é preciso ficar atento aos documentos necessários para que a viagem ocorra como planejada, como tirar o passaporte especialmente se você tem filhos pequenos.

Tirar o passaporte de menores de idades, crianças e bebês envolve uma série de peculiaridades e o preenchimento de muitos formulários específicos, já que é preciso que a criança fique assegurada na companhia dos pais ou responsáveis.

Então se você está planejando aqui próxima viagem em família, seja para Disney, o paraíso das crianças, ou algum outro lugar maravilhoso no exterior, é preciso ficar atento a tudo que é necessário antes do embarque, garantindo assim a diversão plena de todo mundo.

O que é preciso parar tirar o passaporte das crianças

Antes de separar os documentos necessários para a emissão do passaporte do seu pequeno, você precisa entrar no site da Polícia Federal, e marcar um agendamento do dia e horário que deseja realizar o procedimento.

Você irá clicar no link de emissão de passaporte e será direcionado para um formulário que deve ser preenchido corretamente com todas as informações do requisitante.

Depois é só escolher o local e a cidade que deseja que o atendimento aconteça, e clicar em enviar. Dessa forma será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento, e atualmente essa taxa para tirar o passaporte é de R$ 257,25.

Mesmo assim, muita gente fica um pouco confusa e perdida em quais são os documentos necessários para tirar o passaporte das crianças, e isso é normal. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso separar corretamente tudo que é preciso levar no dia do seu agendamento na Polícia Federal.

Documentos necessários

  • Certidão de nascimento original da criança: depois de 12 anos de idade, o RG substitui a certidão;
  • CPF e RG dos pais ou responsáveis: A CNH também é válida nesse caso;
  • Comprovante de pagamento da GRU
  • 1 foto 5×7: a foto deve ser recente e colorida, tirada em um fundo branco e sem data para menores de 3 anos. Para as crianças maiores a foto será tirada no próprio atendimento, e é importante que na foto o seu filho esteja com a cabeça retinha. Vale sempre dar uma caprichada para que a foto não seja negada;
  • Autorização em casa de falta de um dos pais: Caso alguns dos pais ou responsáveis não esteja presente no dia do agendamento junto a Policia Federal, é preciso levar uma autorização para a expedição de passaporte e de viagem internacional.

Dicas para tirar o passaporte das crianças

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para poder tirar o passaporte do seu pequenino, e sabe como fazer isso sem precisar se preocupar muito, existem algumas dicas importantes para facilitar ainda mais todo esse processo.

  • Fique de olho no tempo

tirar o passaporte das crianças

A primeira dica é muito importante para quem pretender tirar o passaporte das crianças pequenas, e por isso não deixar esse processo para última hora e sim começar tudo alguns meses antes da viagem.

Como esse documento tem validade menor que a convencional nos primeiros anos de vida, não precisa tirar com tanta antecedência assim, pois existe o risco de você ter que o emitir novamente. Fique atento para quanto tempo tem validade o passaporte dos pequeninos:

  • 0 – 1 Ano incompleto: Válido por um ano;
  • 1 – 2 Anos incompletos: Válido por dois anos;
  • 2 – 3 Anos incompletos: Válido por 3 anos;
  • 3 – 4 Anos incompletos: Válido por 4 anos;
  • 4 – 18 Anos incompletos: Válido por 5 anos;
  • 18 Anos ou mais: Válido por 10 anos.
  • Fique de olho nas datas

A segunda dica é para o agendamento do passaporte, já que em muitas cidades pode ser difícil encontrar uma data próxima no local em qual você deseja fazer o processo.

Caso isso esteja acontecendo com você, procure acessar o site para agendamento perto do fim do dia, entre as 16 e 17 horas, já que é nesse horário que o sistema disponibiliza as vagas remanescentes, de agendamentos que foram desmarcados antes.

Uma outra alternativa é em casos de urgência (quando a viagem está próxima ou por algum imprevisto) é comparar pessoalmente junto com seu filho e todos os documentos necessários, em alguma unidade da Polícia Federal, onde o atendimento é feito.

Explique a situação e se for possível, os profissionais conseguiram marcar para você uma entrevista para um dia próximo.

Como regra geral todas as crianças devem estar presentes no dia do atendimento junto a Polícia Federal, mas não é necessário que as mesmas estejam lá no dia que for feita a retirada do documento.

E tirar o passaporte das crianças não garante que elas possam viajar sozinhas, por isso é preciso ficar atento aos países que precisam de autorização. Fora isso, tenha tudo em mãos e boa viagem com seu pequenino.

Leia Também…

Manha vem de Mãe….

A importância do estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *