Home / Desenvolvimento Infantil / Transição do berço para a cama, como fazer?

Transição do berço para a cama, como fazer?

Transição do berço para a cama, como fazer?

A transição do berço para cama é uma etapa de grande importância para o desenvolvimento da criança. Porém muitos pais têm dúvidas de qual a melhor hora para isso acontecer.

Não há uma regra especifica para a transição do berço para cama. Para saber você deve observar os sinais que seu filho dá. Se o berço já estiver pequeno, ou a criança já está querendo pular a grade, talvez seja a hora de trocar.

Muitas mães começam com camas apropriadas para criança, pois são mais baixas, fazendo com que o bebe tenha mais segurança caso venha a rolar e cair.

Qual a idade certa para fazer a transição do berço para cama?

Geralmente, as crianças costumam fazer em torno de 1 ano e 3 meses, mas isso pode variar de bebê para bebê. Se seu filho não te deu nenhum motivo para fazer essa transição, não tem necessidade de mudar.

A criança pode acabar estranhando a mudança, então se ela está adaptada ao berço, pode deixa-la o tempo que for necessário.

Crianças que pulam o berço

Muitas mães se veem preocupadas porque pular do berço pode ser perigoso. Antes de se desesperar e querer tirar a criança logo do berço, procure ver se o estrado está na posição mais baixa possível.

Tire do berço tudo que possa servir de escada, como travesseiro, bichinhos de pelúcia e cobertores. Se mesmo assim ele continuar pulando o berço, é hora de fazer a transição do berço para cama.

Vou ter outro bebê. Ele irá achar que o neném roubou seu berço?

Um dos principais motivos para tirar a criança do berço é porque chegará outro filho. Por isso, procure fazer a transição do berço para cama o quanto antes, para que ele não ache que o novo bebê roubou o lugar dele.

No máximo até dois meses antes do bebê nascer é o ideal para fazer a mudança, pois assim dá tempo da criança acostumar com a cama nova e não associe a perda do berço com a chegada do novo bebê.

Se você achar que ainda é cedo demais para tirar do berço, pode tentar conseguir outro berço emprestado ou então deixar o recém-nascido por alguns meses no Moisés.

Quando a criança possui um irmão mais velho, a transição tende a ficar mais fácil, pois a criança geralmente é louca para fazer tudo aquilo que o irmão mais velho faz.

Como fazer a transição do berço para a cama?

Transição do berço para a cama, como fazer?

Primeiro é necessário que você tenha uma conversa com ele para explicar o motivo da mudança. Mostre como ele está crescendo e como isso vai ser bom para ele.

Ter a convicção dos pais que é bom crescer faz com que a criança se interesse pela mudança. É preciso criar um monte de expectativa pela transição, para que ele nem lembre mais da perda do berço.

Se os pais não conseguirem lidar com o fato de que seu filho não é mais um bebê e não passarem a segurança de que isso foi bom para ele, a criança não vai aceitar a mudança.

Comemore a transição e deixe que ele participe na escolha da cama, do lençol e dos acessórios. Se você já tiver uma cama de solteiro e quer utiliza-la, deixe-o decorar do seu jeito.

Caso a cama que você tenha seja muito alta, você pode adapta-la colocando grades ou colocar almofadas e cobertores no chão.

Fez a transição do berço para a cama, mas seu filho não está dormindo bem?

Dormir em lugar diferente pode assustar a criança. Tente deixa-lo mais alguns dias, dando bastante incentivo. Caso mesmo assim não funcione, talvez você precise dormir com ele alguns dias.

Com você do lado, ele irá suprir a segurança que o berço dava. Porém, se mesmo assim não continuar dando certo, talvez você tenha feito a transição do berço para a cama cedo demais.

Não tenha vergonha de voltar atrás e nem o puna por isso. Às vezes ele ainda é muito novo e não está preparado para essa mudança.

Tome precauções de segurança

Quando a criança passa o dormir na cama, ela ficará livre para fazer o que quiser e terá acesso a muitas coisas. Por isso, é necessário assegurar que não terá nenhum objeto perigoso ao alcance dela.

Às vezes ela pode acordar a noite enquanto você estiver dormindo. Então procure fechar o acesso à cozinha, banheiro e todos os outros locais que sejam possíveis dela ir. De preferencia só deixe a porta do seu quarto aberta.

Evite levar a criança para o seu quarto, pois assim ela não irá acostumar a dormir sozinha na cama nova. Nessa hora é preciso ter muita paciência e sempre levar a criança de volta.

Com o tempo, ele não acordará mais com frequência e você poderá dormir mais tranquila. E com isso, irá comemorar mais uma etapa do desenvolvimento do seu filho, a transição do berço para a cama.

Leia Também…

O que a criança pode fazer sozinha?

Desfraldamento noturno, como fazer?

A importância do estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

 

Leia também

nao mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro Mandar seu filho engolir o choro é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *