Home / Viagem com Crianças

Viagem com Crianças

Viagem com Crianças

Viajar com crianças é sempre um desafio e até pais mais experientes podem sofrer nos passeios. Veja dicas para se preparar, descansar e curtir sua viagem com crianças sem grandes problemas.

Organize

Adultos podem simplesmente sair sem destino, se alimentar quando a fome bater e ir para onde quiserem, mas quando os filhos estão junto as coisas mudam de figura.

Crianças, principalmente as menores, não entendem que é preciso esperar, que a comida não vai ser na mesma hora ou que não dá para tirar a soneca habitual. Crianças também podem ficar doentes ou se machucarem. Por isso, é preciso se planejar e organizar para evitar problemas e imprevistos.

Busque estrutura

Quando estiver planejando uma viagem com crianças e escolhendo o destino procure lugares com estrutura . Uma criança presa em um hotel sem nada para fazer enlouquece qualquer pai, assim como um lugar que não oferece espaço para aquecer mamadeiras ou papinhas.

Encontre hospedagens que ofereçam esses recursos, espaços de recreação e atividades infantis com monitoria. Veja também se a cidade oferece passeios para entreter as crianças e tente conciliar os interesses dos pais com atividades que possam interessar os pequenos.

O que preciso levar?

Roupas adequadas ao clima, casacos extra, fraldas suficientes, mamadeiras ou lanchinhos, tablet com jogos para distrair durante a viagem e nas filas, brinquedos favoritos e jogos para brincar com a família, carrinho, documentos, passaporte e mais.

Viajar com crianças significa mais malas, então não ocupe espaço com coisas desnecessárias, analise o que está levando e programe o que realmente será usado. Tenha bom senso, é importante se prevenir, mas não exagere.

No carro/avião leve uma troca de roupa, paninhos, coberta, lanchinhos, fraldas, lenço umedecido e brinquedos para distrair. Organize tudo em uma mochila para manter as mãos livres. Com 3 anos a criança começa a dar os primeiros passos de independência, deixe-a levar uma mochila com os brinquedos.

Leve ainda remédios que a criança pode precisar, contato do pediatra para emergências e saiba a localização do hospital mais próximo do hotel.

O que fazer?

Planeje o passeio considerando a faixa etária dos pequenos e deixe a correria de lado para aproveitar esses momentos com os filhos.

Procure resolver problemas longe das crianças, elas tendem ficarem tensas facilmente. Um pai pode distrair os pequenos enquanto o outro resolve a situação. Quando as crianças são maiores aproveite para explicar o que aconteceu e mostrar que imprevistos fazem parte.

Filhos veem os pais gastando e entendem que podem sair comprando o que tem vontade também. Estabeleça limites e se a criança não for tão pequena explique como funcionam os gastos e defina um orçamento diário para ela, ensinando-a, assim, a ter responsabilidade financeira.

Limites, aliás, devem ser trabalhados durante a viagem toda. Os pais também precisam descansar e se divertir, as crianças devem aprender a respeitar esses momentos. Explique que todos estão juntos de férias e precisam ser pacientes e respeitar as vontades do outro.

Com alguns cuidados é possível garantir uma ótima viagem para toda família!