Home / cuidados especiais / Fui diagnosticada com Zika Vírus posso amamentar ?

Fui diagnosticada com Zika Vírus posso amamentar ?

Fui diagnosticada com Zika vírus, posso amamentar?

Ainda há uma série de dúvidas e estudo focados no entendimento da Zica e como ocorre de fato a sua consolidação no nosso organismo, porém, entre as dúvidas mais decorrentes destaca-se a seguinte: se eu fui diagnosticada com Zica posso amamentar?

O fato é que até o presente momento o que de fato se sabe é , por mais que haja chances de se encontrar o vírus no leite materno isso não deve ser associado ao fato de que o bebê realmente terá chances de ser infectado.

Alguns especialistas da área da saúde defendem que mesmo assim a amamentação deve ser seguida normalmente, pois isso garantirá que o bebê possa receber a imunidade necessária contra outras doenças – e essa também é a alimentação mais adequada e completa para que seu desenvolvimento seja promissor.

Mas, essa não é somente uma recomendação de médicos – é algo mais além – a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) defende que a amamentação deve ser mantida.

Porém as incertezas ainda permanecem uma constante – isso porque ainda é preciso muito estudo de caráter conclusivo acerca do vírus e justamente por isso é absolutamente compreensível que muitas mães se sintam apreensivas com relação a sustentação da amamentação – e muitas optam por interromper esse processo por receio de que o bebê seja acometido pelo vírus.

Na realidade saber exatamente como agir e lidar com essa situação não é uma tarefa de fato simples – se você está com dúvidas ou com receio de continuar amamentando seu bebê, o mais indicado é recorrer o quanto antes a uma consulta com seu médico. Ele poderá avaliar junto com você o caminho mais assertivo para garantir que ambos possam se manter com saúde!

Fui diagnosticada com Zika vírus posso amamentar – cuidados básicos que podem ser levados em consideração

zika vírus posso amamentar

Fora os aspectos apontados acima é fundamental que a mãe leve em consideração alguns cuidados básicos com o seu bebê!

Um dos pontos mais importante é sempre manter essencialmente a higiene das mãos e também buscar, sempre que possível, evitar a presença de mosquitos em casa – principalmente no quartinho do bebê.

Isso ajudará a amenizar as chances da criança acabar sendo contaminada pela doença pelo meio mais comum da sua transmissão, ou seja, por meio da picada do mosquito.

Alguns hábitos antigos podem fazer a diferença, como usar mosqueteiro no berço, telas nas janelas e também pastilhas nas tomadas (que são menos nocivas para a saúde dos pequenos se comparadas aos inseticidas tradicionais).

Antes de anoitecer, evite deixar janelas e portas abertas, pois esse é momento que os mosquitos costumam invadir o ambiente de casa.

Se for sair com a criança ou viajar, recorrer ao bom e velho repelente – há produtos apropriados para crianças, que não causam efeitos nocivos à sua saúde.

Não se esqueça de se proteger também – os cuidados com os familiares também devem ser considerados, uma vez que ainda há uma série de dúvidas e estudos acerca da forma como o vírus pode ser transmitido.

Se eu já peguei Zika vírus, posso pegar novamente ou posso me considerar imune?

Até o momento o que se tem como afirmação é que se acredita que a Zika vírus acaba promovendo uma espécie de imunização para quem já foi acometido pela condição.

Nesse caso, se você já pegou o vírus em algum momento, em tese não teria chances de pegar novamente – quando se diz “em tese” significa que não existe uma certeza absoluta quanto a isso, pois a doença ainda é considerada relativamente nova para a ciência.

Outro ponto é que por enquanto não existe uma vacina própria para combater a Zica – e os exames de sorologia, que permite detectar se um indivíduo realmente já teve a doença anteriormente ainda não fornecem os resultados desejados.

Isso porque ocorre uma reação com relação a outros vírus, o que pode acarretar um resultado conflitante com a real condição, ou seja, indicar um falso positivo.

Quais os cuidados que devo considerar para proteger meu bebê e a mim mesma?

Um dos caminhos mais promissores para combater o foco de mosquitos, principalmente nas épocas mais quentes e chuvosas no ano, é levar em consideração algumas medidas básicas, porém essencialmente eficientes.

zika vírus posso amamentar

Confira alguns deles:

  • Evite água parada nos ambientes da sua residência
  • Priorize usar roupas com tonalidades mais claras, e se possível, mangas e calças longas.
  • Sempre use preservativos nas suas relações sexuais e evite contado com fluídos sexuais.
  • Se alguém próximo de você estiver com o vírus, evite contato e mantenha bons hábitos de higiene.
  • Sempre se lembre de usar repelentes contra insetos, até mesmo na sua roupa para elevar o grau de proteção. Procure reaplicar o produto no intervalo de 6 horas ou seguindo as recomendações da embalagem

Se você indagou acerca da questão “fui diagnosticada com Zika vírus, posso amamentar” já tem maiores orientações a partir de agora!

Leia Também….

Zika Vírus na gestação

Quais os Sintomas da Zika Vírus

Leia também

como tomr a pilula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte funciona?

Pílula do dia seguinte: como ela funciona, qual a forma correta de tomar e seus …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *